O Projeto é voltado para as mulheres vítimas de violência doméstica... *





A Prefeitura de Teresina promoveu na manhã da última quinta-feira (02) a palestra "Como transformar uma adversidade em benção", ministrada pela pedagoga Yonara Sales Lustosa na sede do Projeto VOAR, localizado na Vila da Paz, zona sul de Teresina. A palestra aconteceu por meio da Empresa Teresinense de Processamento de Dados - Prodater.


O Projeto é voltado para as mulheres vítimas de violência doméstica e está proporcionando às quase cinquenta mulheres inscritas a aquisição de conhecimentos em informática e curso de digitação. Durante a palestra, as mulheres conheceram a história de vida da pedagoga, que já sofreu violência e conseguiu transformar essa adversidade em um exemplo de superação.


Para Patrick Zveiter Silveira, diretor- presidente da Prodater, demonstrar experiências de pessoas com histórias vitoriosas é uma forma de motivar as mulheres do Projeto VOAR a buscar a sua independência. "Na maioria das vezes, essas mulheres são financeiramente dependentes dos companheiros e, infelizmente, obrigadas a se submeter a inúmeras situações. Com o curso elas aumentarão sua auto- estima e a chance de inserção no mercado de trabalho", ressalta Patrick.


Segundo Yonara Sales a palestra teve a intenção de mostrar para as mulheres fragilizadas pela violência, que mesmo encontrando obstáculos na vida é necessário maturidade para transformá-las em experiências enriquecedoras. "O ser humano, principalmente as mulheres, precisam aprender a transformar as adversidades em crescimento, tanto pessoal como profissional", completa.


Para Maria Keliane Silva, participar do VOAR está sendo uma oportunidade das mulheres dedicarem um tempo para adquirir novos conhecimentos: "Conhecer exemplos como o da palestrante mostra que podemos dar a volta por cima. É complicado para nós, que temos filhos e maridos, conseguir fazer cursos, principalmente longe da nossa comunidade. Mas agora já estou sabendo ligar o computador e até fazer pesquisas na internet", comemora Keliane.


 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>